Conversor USB/Bluetooth E4PayBLE
Objetivo:
O principal objetivo do conversor E4PayBLE é converter a leitura de um CÓDIGO DE BARRAS lido através da USB [leitor de código de barras conectado ali em sua conexão USB], tratá-lo e entregá-lo via BLUETOOTH ou WIFI para o dispositivo à ele PAREADO.
Isso devido em alguns cenários de ligações de equipamentos, os tradicionais cabo OTGs e adaptadores não serem suficientes ou não terem uma boa estabilidade na entrega dos dados.
Com este pensamento, a E4 criou o E4PayBLE o qual é um dispositivo IOT, com camada de codificação C++ o qual trata os dados lidos e recebidos e entrega estes via pareamento BLUETOOTH ou WIFI, enviando assim sinal para este pareamento de sua estabilidade.
E4PayBle, parte frontal:

E4PayBle, parte fundos (aqui, em alguns modelos que permite a conexão WIFI, irá encontrar este botão de reset para ativar o WiFi e configurar):

E4PayBle, parte traseira (conexões):

Ligações:
Na parte traseira do dispositivo E4PayBLE temos:
PlugP4 Alimentação:
Aqui, deverá conectar a FONTE de alimentação do E4PayBLE com fonte entre 9 a 20v, com amperagem entre 3A à 5A. O padrão que enviamos é uma Fonte 12v 5a.
USB [SMARTPOS/MAQUININHA]:
Aqui, se deseja conectar uma SMARTPOS para que ela seja ALIMENTADA (energia) essa saída USB fornece para o dispositivo conectado nesta porta, uma alimentação de 5V 5A, então, se sua SMARTPOS tem essa característica de alimentação, esta porta USB tem esta finalidade.
USB [LEITOR]:
Aqui, é o ponto principal da conexão, o LEITOR, é através deste conectado aqui é que acontecerá a conversão. Aqui, deverá conectar o seu LEITOR DE CÓDIGO DE BARRAS USB, o qual deseja que este entregue via BLUETOOTH o código lido para o dispositivo pareado.
LED:
primeiro LED, com indicador L, aqui quando estiver ACESSO, indica que o LEITOR está conectado, PISCANDO ou APAGADO, indica desconectado.
segundo LED, com indicado M, é o led do pareamento BLUETOOTH, quando ACESSO, indica que está conectado/pareado à algum dispositivo, PISCANDO ou APAGADO, indica não pareado.

Pareamento via BlueTooth:
Estando o E4PayBLE ligado à energia, e você acessando o pareamento Bluetooth em algum dispositivo que deseja receber os dados convertidos, será exibida a opção de pareamento com o dispositivo E4PayBLE.

Pareamento via WiFi:
Para realizar o pareamento via WIFI, a primeira coisa, é ativar o botão de configuração na traseira do dispositivo, pressionando este uma vez, e assim que pressionar, ele irá reiniciar o dispositivo, e no WIFI irá aparecer para parear o dispositivo E4PayBLE, faça este pareamento num PC / CELULAR, para que possa acessar a página de configuração após realizado o pareamento aqui.

Após pareado o WiFi 'E4PayBle', acesse o IP 192.168.4.1 no browser, e irá ver a seguinte tela.

Clique em Formato de comunicação, no botão: Configurar.
Neste tela, preecha os dados do WIFI (nome da rede wifi e a senha), e clique no botão: IP Fixo, e defina um IP FIXO respeitando o DHCP da conexão, e colocando este na faixa final 222.

Se a conexão WiFi for via AP, clique no botão configurar WiFi AP e irá ver a tela seguinte.

Se necessitar atualizar o Firmware, baixe o novo firmware no FTP, e atualize este no botão Firmware.

No aplicativo E4 PAY, deverá acessar a tela de configuração, e clicar no botão: Configurar Leitor WiFi:

Clicando, irá abrir a tela de configuração, onde nesta, deverá informar o IP FIXO que definiu no dispositivo e clicar em CONECTAR.

Uma vez pareado [tanto via Bluetooth ou WiFi], o status do dispositivo ficará como Conectado.
Integração com o MercatusPay
A partir da versão 2.1.41, o MercatusPay passou a controlar e administrar a presença de dispositivos E4PayBLE conectados.
O funcionamento é o seguinte:
Quando o E4PayBLE é pareado, na primeira conexão ele envia um sinal ao MercatusPay indicando que está conectado.
A partir daí, o MercatusPay aguarda um sinal periódico a cada 3 minutos confirmando que o dispositivo está online e funcional.
O E4PayBLE envia esse sinal:
Automaticamente a cada intervalo de tempo definido, ou
A cada leitura de código de barras.
Caso o MercatusPay detecte que se passaram mais de 7 minutos sem receber esse sinal, ele envia um comando de reinício.
Esse reinício afeta:
O MercatusPay
O E4PayBLE
O leitor de código de barras conectado.
O objetivo é restabelecer automaticamente os pareamentos.
Motivo do Controle
Esse mecanismo foi necessário porque, em testes de laboratório, foi identificado que após longos períodos de inatividade o dispositivo entrava em sleep mode e deixava de responder ao pareamento.
Como a operação ocorre em mercados autônomos, sem intervenção humana, a solução encontrada foi o reboot forçado para garantir o reestabelecimento da comunicação.
Atenciosamente,
E4 Sistemas
Equipe Produtos